Filosofia 1A, 2A e 3A - Aula 04 - Fomos Coroados pelo Corona???

Atividade destinada ao período de 11/05 a 17/05 para nota. Elaborar no Caderno.

Objetivos: Reconhecer o valor do mínimo, do básico, do fundamental, para uma melhor percepção dos "Trens" que passam por nossa vida, conforme reflexões abaixo.

Habilidades a serem desenvolvidas: Identificar informações em textos filosóficos. Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual. Identificar características da filosofia como reflexão.

Recursos: Texto e questionário.

Leia atentamente o texto abaixo:

CORONA VÍRUS, SOCIEDADE E VALORES

Reflexões feitas por RAFAEL ELIAS PEDRO

Analisando aspectos da vida em sociedade, e fazendo uma comparação entre a vida antes do Corona Vírus, e o estado atual das relações sociais, matrimoniais e familiares; podemos refletir e perceber que, com a chegada do COVID-19, muita coisa mudou.

A começar pela melhor percepção das coisas mínimas, que antes passavam despercebidas. Sentimos, então, o valor do mínimo, do básico, do fundamental, até porque não somos nada sem o básico, nem mesmo as classes sociais privilegiadas, mas só damos conta disso num momento como esse.

Passamos a dar maior valor à VIDA, e às pequenas coisas da vida, como o calor humano, pois as famílias se reúnem mais e sentem o doce sabor da união ... na alegria, na tristeza, na saúde, na doença. Começamos a sentir o significado original de valores que aparentemente vinham se perdendo, sem a gente perceber.

O valor da família, de estar juntos, o valor do filho, da filha, o valor do Professor...

Refletindo sobre as pessoas de classe alta que tinham seus mordomos, empregadas, jardineiros e afins, antes do Corona, e que hoje não contam com estes serviços, por causa do confinamento, podem pensar o quanto é de valor tais serviços, o quanto lhes fazem falta no dia a dia...

Ademais, o valor da vida, do ar que respiramos, do oxigênio que temos; e não é só isso: não basta ter o oxigênio, pois, mesmo com ele, há muitas pessoas com dificuldades para respirar!!!

Com o confinamento, podemos enxergar melhor o valor das coisas mínimas, básicas e fundamentais, que antes passavam como um Trem, sem que olhássemos para ele, pois as coisas estavam fáceis, gratuitas ou sem dificuldades de acesso; e sabíamos que logo viria um outro "Trem", e não precisaríamos nos preocupar com aquele que já passou...

Parece que só damos VALOR quando algo é difícil de se conquistar.

Percebemos agora que o dinheiro não compra tudo. Ele é útil, mas não compra tudo.

Tem um ditado chinês que eu adoro. Ele é mais ou menos assim: "reclamei porque não tinha sapatos. Fui até uma esquina ... e vi um homem, que não tinha pés".

... será que somos capazes de valorizar os nossos pés???

Você já parou para pensar nisso??? O quanto seus pés são de valor???

E valorizar os nossos pais? Os nossos filhos? As nossas Avós? As nossas esposas ou esposos? E os nossos Professores e Professoras? E a nossa comunidade escolar???

Uma atividade que proponho agora, antes de você responder o questionário abaixo: levante agora da sua cadeira, e dê um abraço na sua Mãe, no seu Pai ou responsável, na sua Avó, no seu esposo ou esposa ... e sinta o brilho no ar: perceba o mundo bom em seu entorno.

Esse sentimento de boa esperança, é o resultado da nossa atividade. Após isso, cultive e lembre desse sentimento: não deixe cair no esquecimento tantas coisas boas, e carregue consigo a lição de que há muito de bom e valioso ao seu redor.

Mas, tudo isso é como um Trem, que passa ... e não percebemos!

Te faço um convite para começar a perceber melhor estes "Trens", que fazem parte da nossa vida, e que estão em nosso entorno. Precisamos perceber essa benevolência, esse céu, esse paraíso!

Meu recado é: SEJAMOS FELIZES!

                                            REGOZIJEMOS JÁ!

                                                          com as considerações de seu Professor,
                                                                                                       RAFAEL ELIAS PEDRO


ATIVIDADES

1) A palavra valor aparece com frequência no texto. Indique três palavras ou expressões a que o termo "valor" se refere.

2) Escreva uma passagem do texto que indica a faculdade do intelecto relacionada à Memória.

3) Sabemos que existem alguns Preconceitos em relação à Filosofia e aos Filósofos. Diante deste texto, reflita se a filosofia é algo sem sentido e sem utilidade.

BOA ATIVIDADE!

Comentários

  1. Me identifiquei muito com o texto , pq realmente só agora ramos dando mais valor as coisas básicas da vida

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei com o texto , precisamos dar valor as coisas simples do nosso dia a dia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sociologia 1A - Aula 03 - Senso Comum x Sociologia

Protagonismo Juvenil 6B - Aula 01 - Como ser Protagonista

Ciências 9º Ano Aula 3