Sociologia 1A - Aula 03 - Senso Comum x Sociologia

Atividade destinada ao período de 04/05 a 10/05 para nota. Elaborar no Caderno.

Objetivo: Sentir a importância da Sociologia para o nosso dia a dia.

Habilidade a ser desenvolvidaDistinguir o conhecimento de senso comum do conhecimento científico sociológico.

Recursos: Videoaula do Centro de Mídias e Texto de autoria própria. 


Caros alunos, vamos refletir sobre a aula online, transmitida em 04/05, no aplicativo do Centro de Mídias, disponibilizada abaixo, em que podemos observar a diferença entre o senso comum e a Sociologia (ou o conhecimento científico sociológico).

Ao final da Aula Online, a Professora cita uma Charge que está no final da nossa Aula 02 do Blog.

Texto de Autoria do Professor RAFAEL ELIAS PEDRO
Existem vários conceitos para a Sociologia, mas, em linhas gerais, podemos dizer que ela é o ramo da ciência que procura entender a sociedade, as relações e os conflitos sociais entre membros de uma sociedade e entre diferentes sociedades, para que assim possamos compreender melhor o comportamento humano e oferecer uma possível solução para os problemas sociais.

O sociólogo pode buscar remediar os problemas, sendo necessário entender os fenômenos sociais e suas implicações em nossas vidas, suas causas e consequências, para, assim, poder pensar e refletir em uma possível solução.

A importância da Sociologia para o aluno da 1ª Série do Ensino Médio, que tem o contato com esta disciplina pela primeira vez na grade curricular, está no desenvolvimento de um olhar sociológico, que vai além da visão do senso comum, permitindo compreender a sociedade em que vivemos.

Para se desenvolver esse olhar sociológico, é preciso passarmos pelo processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade.

Então, a diferença entre o senso comum e a Sociologia é que o senso comum são noções populares sobre assuntos diversos, sendo estas noções superficiais, acríticas, simplistas, cheia de sentimentos e preconceitos.

Entre o senso comum e a Sociologia está o processo de desnaturalização do olhar, pois esta desnaturalização nos tira do senso comum e nos leva para um outro olhar: o olhar sociológico, que nos ajuda a observar o mundo de outra forma, mais profunda, mais cuidadosa, mais crítica e, dessa forma, não cometendo pré-julgamentos (preconceitos).

Portanto, a diferença do senso comum para a Sociologia (ou para o conhecimento científico sociológico) é que a Sociologia ajuda a construir um olhar crítico, de modo que o jovem possa ter uma percepção desnaturalizada sobre o contexto social; enquanto que, no senso comum, a tendência é aceitarmos tudo como natural, verdadeiro, definitivo.

A Sociologia, ao distanciar-nos das percepções advindas do senso comum, nos permite ter um olhar mais questionador sobre as coisas, deixando-nos protegidos, uma vez que se torna mais difícil enganar ou manipular pessoas que tenham esse olhar de estranhamento e de crítica.

Prof. RAFAEL ELIAS PEDRO


REFERÊNCIAS
* Videoaula do Centro de Mídias. Aula de Sociologia da 1ª Série do Ensino Médio, ministrada pela Professora Maria Fernanda. Disponível na íntegra em <https://www.youtube.com/watch?v=wbgHY4_dGOY>. Acesso em 04 de Maio de 2020;
SP Faz Escola. Caderno do Professor. Ciências Humanas. 1ª Série. Ensino Médio. 1º Bimestre. Versão Preliminar.

ATIVIDADE LÚDICA

A partir do texto acima e da videoaula do Centro de Mídias, elabore uma Charge de uma forma que demostre a diferença entre o senso comum e a Sociologia.

BOA ATIVIDADE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil 6B - Aula 01 - Como ser Protagonista

Ciências 9º Ano Aula 3