Ciências 7º Ano B Aula 3


Eixo temático: Matéria e energia

Conteúdo: Máquinas simples (Esse conteúdo foi trabalhado na aula do dia 30/04 transmitida no aplicativo CMSP e TV Educação).

Habilidades: (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

(EF07CI01B) Investigar como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo o desenvolvimento industrial paulista, e argumentar sobre como seu uso mudou a sociedade.


Olá Pessoal! Tudo bem?

Relembrando as aulas sobre as alavancas (Maquinas Simples) vamos assistir ao vídeo, em seguida, copiem as questões propostas para fixação do conteúdo estudado em seu caderno respondendo-as.  
Se for preciso, consulte seu caderno.






Questões propostas para fixação do conteúdo estudado.

1) Quais as máquinas simples apresentadas no vídeo?



2) Qual será a força potente necessária para equilibrar um corpo que exerce uma força resistente de 50N, quando o ponto de apoio estiver bem no meio da alavanca (nesse caso o braço da força resistente será igual ao braço da força potente).



3) Uma pessoa deseja equilibrar, por meio de uma alavanca, um objeto que exerce uma força resistente de 300N, para exercer esse trabalho dispõe de uma força potente de 100N.  Onde devemos colocar o ponto de apoio da alavanca, mais próximo do objeto ou mais próximo da pessoa? 
Faça um desenho para demostrar como ficaria o esquema.

Máquinas Simples

Uma máquina é considerada simples quando é constituída de uma só peça.
Em toda máquina simples estão associados três elementos:

1.    FORÇA POTENTE ou POTÊNCIA (P) - Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz trabalho motor.

2.    FORÇA RESISTENTE ou RESISTÊNCIA (R) - É toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho resistente.

3.    Um elemento de ligação entre potência e resistência, que pode ser um ponto fixo, um eixo ou um plano.

É deste terceiro elemento que surge então os três tipos principais de máquinas simples:
ALAVANCA
ROLDANA
PLANO INCLINADO

ALAVANCA

É uma barra rígida, que pode ser reta ou curva, móvel em torno de um de seus pontos chamado fulcro ou ponto de apoio.

TIPOS DE ALAVANCAS

INTERFIXA:

Com o fulcro entre a potência e a resistência.
O homem primitivo descobriu que, quanto mais longa a alavanca, mais peso ele podia erguer, com menos esforço.


INTER-RESISTENTE


Com a resistência entre o ponto de aplicação da potência e o fulcro.




INTERPOTENTE



Com o ponto de aplicação da Potência entre o ponto de aplicação da resistência e o fulcro



Questões propostas para fixação do conteúdo estudado.


1) Identifique os tipos de alavancas apresentadas abaixo (interfixa, inter-resistente ou interpotente)


a ) 





b )



c )



d )


e ) 






f )




g )



h )




i )




j )





k ) 





l )   




m ) 



Cálculos em uma alavanca simples

A alavanca permite que a força aplicada em um ponto de uma barra tenha seu efeito ampliado em outro através da relação entre a distância entre o ponto de aplicação e o apoio da barra.


Na figura acima observamos que há uma barra apoiada em um ponto fixo e que toca uma rocha em uma extremidade e está livre em outra. Nesta ponta livre é aplicada uma força, que chamamos de força potente (Fp). Esta força faz a barra se mover sobre o ponto de apoio invertendo o sentido da força, fazendo a barra subir e levantar a rocha. A rocha, por sua vez, exerce uma força de resistência (Fr) através da força peso.
Assim:
Fpdp=Frdr

A relação acima nos mostra que quanto maior a distância entre o ponto de aplicação da força potente e o apoio, menor deve ser a força aplicada para mover o objeto.
No dia a dia, temos diversos exemplos de alavancas até no nosso próprio corpo. Por exemplo, os sistemas músculos-ossos-articulações formam alavancas que nos permitem andar, mastigar, levantar e arremessar objetos.
Uma tesoura, um pé de cabra, um alicate e um martelo para arrancar pregos também são exemplos de alavancas. Outra utilização prática é a utilização de extensores em chaves de roda, para facilitar a remoção dos parafusos de rodas de carros.

Observe o exemplo:

1) Qual o valor da força potente (P) aplicada a esta alavanca interfixa afim de se obter o equilíbrio?

Resolução:
Vamos encontrar o valor de X dividindo 3,60 por 3.
X=1,20m
Usando a equação Fp.dp=Fr.dr temos.
Fp.2x=Fr.x
Fp.2,40=20.1,20
Fp.2,40=24
Fp=24.2,40
Fp=10N

Agora é sua vez.

Questões propostas para fixação do conteúdo estudado

2) Para levantar 500Kg, emprega-se uma alavanca de 1,50m. O ponto de aplicação e o ponto de apoio distante 0,30m. Qual a força que se deve aplicar na extremidade da alavanca para erguer a pedra?






3) É preciso erguer um peso de 1000kg por meio de uma alavanca; qual deve ser a força resistente (R) , se os braços de alavanca são 1,20m para a força potente (P) e 0,24m para a resistência?


                          


Máquinas Simples Roldanas



As roldanas, também chamadas de polias, são tipos de rodas utilizados em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de fios, cordas ou cabos, de modo que seja possível desviar a trajetória ou até mesmo levantá-los. Elas são utilizadas na construção civil, na composição de motores, aparelhos de academia etc.

Roldana fixa

Ela geralmente é utilizada para erguer objetos pesados, e a força feita para tal tarefa corresponde exatamente ao peso do objeto elevado.



Na imagem acima, observe que a roldana está presa ao teto. Sua função é apenas proporcionar a elevação do objeto.

Existe uma forma de associar roldanas de modo que a força necessária para elevar determinado objeto seja menor que o peso do referido corpo Na imagem a seguir, a roldana de número 1 está presa ao teto, por isso, é fixa e capaz de alterar a direção e o sentido de aplicação da força. As roldanas 2, 3 e 4, que são denominadas de soltas, estão acopladas entre si, e o objeto levantado está preso à roldana 4.


Cada roldana solta reduz a ação da força peso pela metade, de forma que o esforço necessário para elevar um determinado objeto seja menor. A força peso do objeto da figura anterior será dividida ao meio pela ação das polias 2, 3 e 4, portanto, a força necessária para elevar objeto será oito vezes menor que o seu peso

A partir desse raciocínio, concluímos que a força executada para erguer um determinado objeto por meio de um sistema de polias dependerá do número de roldanas soltas, como demonstrado na seguinte equação

 
Nesse caso N é o número de roldanas soltas.

F: força necessária para que um determinado objeto seja erguido;
P: peso do objeto;
N: número de roldanas soltas que compõem o sistema.
Repare que, no exemplo da figura anterior, as três roldanas soltas tornaram a força feita oito vezes menor.

Exemplo:

Ainda tomando como referência a imagem anterior, onde existe uma roldana fixa e três polias soltas, imagine que o objeto erguido possua massa igual a 160 kg. A força necessária para que ele possa ser erguido pela associação das polias corresponderá à força necessária para elevar um objeto de apenas 20 kg! Sabendo que o peso de um objeto é o resultado do produto de sua massa pela aceleração da gravidade (g = 10 m/s2), podemos definir a força F da seguinte forma:

Peso do objeto:



Força F aplicada na roldana:




A força de 200 N aplicada para erguer o objeto corresponde ao peso de um objeto de apenas 20 kg.

Questões propostas para fixação do conteúdo estudado



1 ) Qual seria a força necessária para equilibrar o corpo caso seu peso fosse de 800N?


Obs: Use a seguinte equação onde F é a força, P é o peso e N é o número de roldanas móveis.








2 )  Um sistema de polias é constituído de modo que a força necessária para içar um objeto de 1 tonelada é dezesseis vezes menor. Quantas polias soltas existem nessa associação de polias?

a) 3 
b) 4
c) 5
d) 2
e) 1



3 ) A associação de polias pode oferecer vantagem mecânica para puxar ou içar objetos muito pesados. Quanto mais polias soltas forem colocadas no sistema, maior será a facilidade de executar a ação necessária. Marque a alternativa correta a respeito dos sistemas constituídos por polias.

a)    A força feita para içar um determinado objeto será trinta e duas vezes menor, caso o número de polias soltas seja igual a 4.

b)    A quantidade de polias fixas influencia na força feita sobre o sistema, assim, quanto mais polias fixas, menos força se faz sobre o sistema.

c)    Cada polia fixa anula a ação de uma polia móvel, por isso um sistema de polias deve ter o menor número de polias soltas possível.

d)    Os aparelhos de academia utilizam sistemas de polias soltas, assim, a força feita por uma pessoa corresponderá exatamente ao peso do objeto posto no aparelho.

e)    Todas as alternativas anteriores estão incorretas.




4 ) Dê alguns exemplos práticos de onde as roldanas são empregadas para auxiliar o homem em suas atividades cotidianas.






5 ) Um objeto, que exerce uma força de 100N, deve ser equilibrado com o uso de uma roldana fixa. Qual a força necessária para exercer esse trabalho?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sociologia 1A - Aula 03 - Senso Comum x Sociologia

Protagonismo Juvenil 6B - Aula 01 - Como ser Protagonista

Ciências 9º Ano Aula 3