Ciências 9º Ano Aula 4


Eixo temático: Matéria e energia

Conteúdo: Fenômenos físicos e fenômenos químicos. (Esse conteúdo foi trabalhado na aula do dia 12/05 transmitida no aplicativo CMSP e TV Educação).

Habilidade: Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica, descrever fenômenos químicos e diferencia-los dos fenômenos físicos.

Olá Pessoal! Tudo bem?

Assista aos vídeos em seguida leia o texto, Depois copie as questões propostas para fixação do conteúdo estudado em seu caderno, respondendo-as.
  
https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI


Transformações físicas e químicas
As transformações que ocorrem nos materiais são classificadas em químicas e físicas.
As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando intimamente a natureza da substância.
Já as transformações químicas são tão intensas que alteram a composição do material, fazendo com que a transformação produza uma substância quimicamente diferente do que se tinha no início.
Uma transformação física é diferente de uma transformação química por que: em uma transformação química novas substâncias são formadas, já a transformação física altera a forma do material, mas sua composição é a mesma.
Transformações físicas

Quando alteramos o tamanho ou a forma do material ele sofre uma mudança, mas não pode ser transformado em outro.
Olhando microscopicamente, percebemos que os átomos, íons ou moléculas passam por uma agitação ou reordenação, mas eles não são alterados.
Podemos observar isso nas mudanças de estado físico 

                
Observe que:

·         Sólido: as partículas permanecem em posições fixas, por isso o volume e forma são bem definidos.

·         Líquido: as partículas se movimentam com mais liberdade e, por isso, o líquido tem volume específico, mas a forma varia conforme o recipiente.

·         Gasoso: as partículas se movimentam em todas as direções e com grande velocidade, preenchendo todo o recipiente, por isso o volume e forma são variáveis.
O exemplo mais comum que temos para as transformações físicas são os estados físicos da água.




Ao aquecermos a água ela vaporiza, se congelarmos a água ela solidifica, e quando a colocamos na temperatura ambiente ela retorna ao estado líquido.
A água em diferentes estados tem suas moléculas rearranjadas, mas a sua composição é a mesma. Por isso, temos uma transformação física.
Transformações químicas

Novas substâncias são criadas quando a matéria passa por uma transformação química. Reagentes são transformados em produtos por meio de reações.
As reações fazem com que ligações químicas sejam quebradas ou formadas, mas os átomos que participam da reação são os mesmos, só que rearranjados.
Percebemos a ocorrência de uma transformação química por aparecimento de luz, surgimento de bolhas de um gás, formação de partículas sólidas, mudança de cor e percepção de cheiro.
Vejamos esse exemplo:



O sódio é um metal alcalino e, como característica dessa família, reage violentamente com a água.
A reação entre sódio e água origina o hidróxido do metal e libera gás hidrogênio.
Mistura ou transformação química?

Nem sempre quando misturamos duas substâncias ocorre uma transformação.
Por exemplo, quando misturamos ferro e enxofre obtemos uma mistura de cor diferente das substâncias, se observadas separadamente.
Ao utilizar um ímã, conseguimos atrair o ferro e separá-lo do enxofre, devido o seu magnetismo. Ou seja, misturamos os dois, mas eles não perderam suas propriedades iniciais.




Entretanto, se misturarmos ferro e enxofre em uma proporção definida de 7g e 4g respectivamente, e colocarmos sob aquecimento, uma substância de cor preta é formada, trata-se do sulfeto de ferro II.
Dessa forma, o ferro não pode mais ser separado, pois foi transformado em outra substância.
Chegamos a conclusão que: uma mistura é um fenômeno físico, já uma reação é um fenômeno químico.
Fenômenos físicos e químicos

As transformações que a matéria sofre ao passar por alguma alteração também são chamadas de fenômenos físicos e químicos.
Vejamos esses dois exemplos:
Água e açúcar

Quando dissolvido em água as moléculas se dispersam, mas não alteram a sua identidade. Trata-se de um fenômeno físico.





Água e sal

Quando colocamos sal em água, os íons se dissociam, como demonstra a equação química:
Por se tratar de um composto iônico e solúvel em água, o cloreto de sódio sofre uma alteração, rompendo-se em seus íons. Trata-se de um fenômeno químico




Os cátions e ânions são solvatados quando o polo negativo da água envolve os íons de sódio (cátions) e o polo positivo da água envolve os íons cloreto (ânions).
Tanto a natureza quanto o ser humano são capazes de transformar os materiais. Naturalmente, a fruta apodrece e o ferro enferruja. Mas também, provocamos transformações quando fervemos a água ou assamos uma carne. Esses são exemplos de fenômenos materiais que presenciamos no nosso dia a dia.

Questões propostas para fixação do conteúdo estudado

 1 ) Classifique os fenômenos em físicos ou químicos.


a ) Gelo derretendo
_________________________________

b ) Prego enferrujando
________________________________________


c ) Digestão do alimento no estômago
_____________________________________

d ) Madeira sendo queimada
_______________________________________

e ) Madeira sendo cortada

_________________________________________


f ) Garrafa sendo quebrada

__________________________________________


g ) Quebrar um ovo
__________________________________________


h ) Fritar um ovo
_________________________________________

2 ) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:


a) evaporação da água do mar.

b) fusão do gelo.

c) digestão dos alimentos.

d) sublimação do naftaleno.

e) liquefação do ar atmosférico.


3 ) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1.    Aquecer uma panela de alumínio.

2. Acender um fósforo.

3. Ferver água.

4. Queimar açúcar para fazer caramelo.

5. Fazer gelo.

a)    1, 3 e 4.

b) 2 e 4.

c) 1, 3 e 5.

d) 3 e 5.

e) 2 e 3.



4 ) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões) química(s), é(são):

01. digestão dos alimentos.

02. enferrujamento de uma calha.

04. explosão da dinamite.

08. fusão do gelo.

16. queda da neve.

32. combustão do álcool de um automóvel.

64. sublimação da naftalina.

Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.
_________________________________________________________________________







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sociologia 1A - Aula 03 - Senso Comum x Sociologia

Protagonismo Juvenil 6B - Aula 01 - Como ser Protagonista

Ciências 9º Ano Aula 3