Ciências 9º Ano Aula 4
Eixo temático: Matéria e energia
Conteúdo: Fenômenos físicos e fenômenos
químicos. (Esse conteúdo foi trabalhado na aula do dia 12/05 transmitida no
aplicativo CMSP e TV Educação).
Habilidade: Investigar as
mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas
transformações com base no modelo de constituição submicroscópica, descrever
fenômenos químicos e diferencia-los dos fenômenos físicos.
Olá Pessoal! Tudo bem?
Assista aos vídeos em seguida leia o texto, Depois copie
as questões propostas para fixação do conteúdo estudado em seu caderno,
respondendo-as.
Transformações físicas e
químicas
As transformações que ocorrem nos
materiais são classificadas em químicas e físicas.
As
transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do
material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando intimamente a
natureza da substância.
Já as
transformações químicas são tão intensas que alteram a composição do material,
fazendo com que a transformação produza uma substância quimicamente diferente
do que se tinha no início.
Uma
transformação física é diferente de uma transformação química por que: em uma
transformação química novas substâncias são formadas, já a transformação física
altera a forma do material, mas sua composição é a mesma.
Transformações físicas
Quando
alteramos o tamanho ou a forma do material ele sofre uma mudança, mas não pode
ser transformado em outro.
Olhando
microscopicamente, percebemos que os átomos, íons ou moléculas passam por uma
agitação ou reordenação, mas eles não são alterados.
Podemos
observar isso nas mudanças de estado físico
Observe que:
·
Sólido: as partículas permanecem em posições fixas, por
isso o volume e forma são bem definidos.
·
Líquido: as partículas se movimentam com mais liberdade e,
por isso, o líquido tem volume específico, mas a forma varia conforme o
recipiente.
·
Gasoso: as partículas se movimentam em todas as direções
e com grande velocidade, preenchendo todo o recipiente, por isso o volume e
forma são variáveis.
O exemplo mais comum que temos
para as transformações físicas são os estados físicos da água.
Ao
aquecermos a água ela vaporiza, se congelarmos a água ela solidifica, e quando
a colocamos na temperatura ambiente ela retorna ao estado líquido.
A água em
diferentes estados tem suas moléculas rearranjadas, mas a sua composição é a mesma.
Por isso, temos uma transformação física.
Transformações químicas
Novas
substâncias são criadas quando a matéria passa por uma transformação química.
Reagentes são transformados em produtos por meio de reações.
As
reações fazem com que ligações químicas sejam quebradas ou formadas, mas os
átomos que participam da reação são os mesmos, só que rearranjados.
Percebemos
a ocorrência de uma transformação química por aparecimento de luz, surgimento
de bolhas de um gás, formação de partículas sólidas, mudança de cor e percepção
de cheiro.
Vejamos esse exemplo:
O sódio é
um metal alcalino e, como característica dessa família, reage violentamente com
a água.
A reação
entre sódio e água origina o hidróxido do metal e libera gás hidrogênio.
Mistura ou transformação química?
Nem
sempre quando misturamos duas substâncias ocorre uma transformação.
Por
exemplo, quando misturamos ferro e enxofre obtemos uma mistura de cor diferente
das substâncias, se observadas separadamente.
Ao
utilizar um ímã, conseguimos atrair o ferro e separá-lo do enxofre, devido o
seu magnetismo. Ou seja, misturamos os dois, mas eles não
perderam suas propriedades iniciais.
Entretanto,
se misturarmos ferro e enxofre em uma proporção definida de 7g e 4g
respectivamente, e colocarmos sob aquecimento, uma substância de cor preta é
formada, trata-se do sulfeto de ferro II.
Dessa
forma, o ferro não pode mais ser separado, pois foi transformado em outra
substância.
Chegamos
a conclusão que: uma mistura é um fenômeno físico, já uma reação é um fenômeno
químico.
Fenômenos físicos e químicos
As
transformações que a matéria sofre
ao passar por alguma alteração também são chamadas de fenômenos físicos e
químicos.
Vejamos esses dois exemplos:
Água e açúcar
Quando
dissolvido em água as moléculas se dispersam, mas não alteram a sua identidade.
Trata-se de um fenômeno físico.
Água e sal
Quando
colocamos sal em água, os íons se dissociam, como demonstra a equação química:
Por se tratar de um composto iônico e solúvel em
água, o cloreto de sódio sofre uma alteração, rompendo-se em seus íons.
Trata-se de um fenômeno químico
Os
cátions e ânions são solvatados quando o polo negativo da água envolve os íons
de sódio (cátions) e o polo positivo da água envolve os íons cloreto (ânions).
Tanto a
natureza quanto o ser humano são capazes de transformar os materiais.
Naturalmente, a fruta apodrece e o ferro enferruja. Mas também, provocamos
transformações quando fervemos a água ou assamos uma carne. Esses são exemplos
de fenômenos materiais que presenciamos no nosso dia a dia.
Questões propostas para fixação do conteúdo
estudado
1 ) Classifique os fenômenos em físicos ou
químicos.

b ) Prego enferrujando

c ) Digestão do alimento no estômago

d ) Madeira sendo queimada
e ) Madeira sendo cortada
f ) Garrafa sendo quebrada
g )
Quebrar um ovo
h )
Fritar um ovo
2 ) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:
a)
evaporação da água do mar.
b) fusão
do gelo.
c)
digestão dos alimentos.
d)
sublimação do naftaleno.
e)
liquefação do ar atmosférico.
3 )
Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique
aquelas que envolvem transformações químicas.
1. Aquecer uma panela de alumínio.
2. Acender um fósforo.
3. Ferver água.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo.
5. Fazer gelo.
a) 1, 3 e 4.
b) 2 e 4.
c) 1, 3 e 5.
d) 3 e 5.
e) 2 e 3.
4 ) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões) química(s),
é(são):
01.
digestão dos alimentos.
02.
enferrujamento de uma calha.
04.
explosão da dinamite.
08. fusão
do gelo.
16. queda
da neve.
32.
combustão do álcool de um automóvel.
64.
sublimação da naftalina.
Dê como
resposta a soma dos números das proposições corretas.
_________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário