Biologia 3ª Série Aula 2
Eixo temático: Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria.
Conteúdo: Bases Biológicas da
Classificação dos Seres Vivos e Biodiversidade (Esse conteúdo foi trabalhado na
aula do dia 12/05 transmitida no aplicativo CMSP e TV Educação).
Habilidades: Escrever
e reconhecer nomes científicos.
Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na
classificação dos seres vivos.
Compreender e criar sistemas de classificação com base em
características dos seres vivos.
Utilizar chaves dicotômicas de identificação de seres
vivos.
Olá Pessoal! Tudo bem?
Assista ao vídeo em seguida leia o texto, Depois copie as
questões propostas para fixação do conteúdo estudado em seu caderno,
respondendo-as.
Classificação biológica
A classificação biológica possibilita que os organismos
vivos possam ser estudados de uma maneira mais sistematizada.
Nós, seres humanos, temos
necessidade constante de classificar objetos. Organizamos em
casa nossas compras, por exemplo, separando produtos de limpeza dos produtos
alimentícios. Organizamos ainda nosso guarda-roupa, separando peças íntimas de
outros tipos de roupa. Essas ações são essenciais para manter a organização e facilitar que
encontremos algum item importante.
Na Biologia, classificar também é importante, e esse
processo já vem sendo feito desde os tempos de Aristóteles. Esse importante
pesquisador classificava, por exemplo, os animais em organismos que possuíam
sangue e aqueles que não possuíam. Claro que essa classificação não era
adequada, mas já mostrava um processo de sistematização que facilitaria, e
muito, a vida de todos os cientistas.
→ Principais categorias taxonômicas
Karl von Linné, ou
simplesmente Lineu, era um botânico sueco que, em 1735, propôs a classificação
dos seres em grupos, os quais chamou de táxons. Em
seu trabalho intitulado Systema Naturae, ele sugeriu a
classificação em grupos de maior abrangência, denominados de reinos, até
grupos de menor abrangência, os quais chamou de espécie.
As categorias
propostas por Lineu foram: reino, classe, ordem, gênero e espécie.
Atualmente as principais
categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e
espécie,
duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior
unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características
semelhantes. Os filos, por sua vez, agrupam classes semelhantes, as quais
agrupam ordens semelhantes, que agrupam famílias, que agrupam gêneros
semelhantes. Nos gêneros, são
agrupadas espécies semelhantes, que é a categoria taxonômica mais básica da
classificação. Podemos definir espécie como um grupo de organismos
que se reproduzem entre si e são capazes de produzir descendentes férteis.
Exemplo de classificação taxonômica
Observe abaixo a classificação taxonômica da espécie
humana:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primata
Família: Hominidae
Gênero: Homo
Espécie: Homo sapiens
Curiosidade: A
parte da Biologia que classifica e nomeia os seres vivos é denominada de
Taxonomia.
Questões propostas para fixação do conteúdo estudado
1 ) Atualmente costumamos
classificar os seres vivos em sete categorias taxonômicas principais. Marque a
alternativa que indica corretamente essas categorias na ordem da categoria de
maior abrangência para a mais restrita.
a) Reino – classe – filo –
ordem – gênero – família – espécie.
b) Reino – filo – ordem –
classe – família – gênero – espécie.
c) Reino – filo – classe –
família – ordem – gênero – espécie.
d) Reino – filo – classe –
ordem – família – gênero – espécie.
e) Reino – filo – classe –
ordem – família – espécie – gênero.
2 ) A ordem Carnívora inclui
espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem, essas espécies
também devem pertencer:
a) à mesma família.
b) ao mesmo gênero.
c) à mesma espécie.
d) à mesma classe.
3 ) Um grupo formado por
diferentes ordens com características semelhantes é chamado de:
a) reino.
b) filo.
c) classe.
d) família
e) gênero.
4 ) No ano de 1500, os
portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo
nessa designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves pertencem
a uma mesma família da ordem Psittaciformes.
Dentre elas, pode-se citar:
a) 3 espécies e 3 gêneros.O
grupo de aves relacionadas compreende:
b) 9 espécies e 3 gêneros.
c) 3 espécies de uma única
família.
d) 9 espécies de um mesmo
gênero.
e) 3 espécies de uma única
ordem.
5 ) Um entomólogo estudando a fauna
de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não se
encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família.
Isso levará o
cientista a criar:
a) uma nova família com um novo
gênero.
b) somente uma nova espécie.
c) um novo gênero com uma nova
espécie.
d) uma subespécie.
e) uma nova ordem com uma nova
família.
Árvores Filogenéticas, Cladogramas
A Filogenia nasceu em 1966, com a publicação do livro
“Phylogenetic Systematics”, por Hennig, como forma de implementar os conceitos
de ancestralidade e descendência dentro de um contexto evolutivo, descritos por
Darwin. Ela considera relações de ancestralidade comum entre grupos,
representando uma hipótese dessas, baseada em estudos morfológicos,
comportamentais, moleculares, etc.
Considerando a Terra primitiva, com descargas elétricas, altas temperaturas, ação de raios UV, etc., dando origem a uma primeira célula procarionte e heterotrófica, podemos considerá-la o ponto inicial da origem de todos os seres vivos.
Considerando a Terra primitiva, com descargas elétricas, altas temperaturas, ação de raios UV, etc., dando origem a uma primeira célula procarionte e heterotrófica, podemos considerá-la o ponto inicial da origem de todos os seres vivos.
As árvores filogenéticas são diagramas que representam
essas relações de ancestralidade e descendências, consistindo em linhas que se
bifurcam de acordo com a existência no passado de um evento que transformou uma
espécie em duas novas espécies. A junção desta bifurcação chama-se nó, onde representa
esse momento de diversificação e o ancestral em comum das espécies que se
localizam na ponta de cada uma das bifurcações.
Nesse esquema de árvore filogenética, os pontos em
vermelho significam os ancestrais em comum e as divisões destes em duas outras
espécies. Exemplo: as espécies E e F possuem um ancestral em comum (ponto
vermelho mais próximo, na figura), que em determinado momento da história se
dividiu em duas outras espécies. D compartilha ancestral em comum com E e F,
porém estes são mais próximos em termos de parentesco.
O sistema de classificação de Lineu não considera essas relações, uma vez que acreditava que todas a espécies eram as mesmas desde a criação divina, classificando-as de acordo com algumas semelhanças, apenas. Na filogenia, grupo de espécies com um ancestral em comum exclusivo e grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum, chama-se monofilético. Espécies que são descendentes de ancestrais distintos fazem parte de um grupo polifilético.
Nessa abordagem, os grupos são sempre monofiléticos e podemos considerar, em um sentido mais amplo, que todos os seres vivos formam um, visto que todos compartilham um único ancestral (lembra da molécula procarionte, citada no segundo parágrafo?). Crocodilos compartilham ancestral comum com aves e lagartos. Porém, tem em comum com as aves algo mais próximo do que com os lagartos (isso pode parecer chocante, mas alguns répteis primitivos possuíam penas!). Desta forma, a Classe Reptilia é parafilética e essa divisão pode ser chamada de artificial, uma vez que não considera a relação evolutiva entre os seres.
O sistema de classificação de Lineu não considera essas relações, uma vez que acreditava que todas a espécies eram as mesmas desde a criação divina, classificando-as de acordo com algumas semelhanças, apenas. Na filogenia, grupo de espécies com um ancestral em comum exclusivo e grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum, chama-se monofilético. Espécies que são descendentes de ancestrais distintos fazem parte de um grupo polifilético.
Nessa abordagem, os grupos são sempre monofiléticos e podemos considerar, em um sentido mais amplo, que todos os seres vivos formam um, visto que todos compartilham um único ancestral (lembra da molécula procarionte, citada no segundo parágrafo?). Crocodilos compartilham ancestral comum com aves e lagartos. Porém, tem em comum com as aves algo mais próximo do que com os lagartos (isso pode parecer chocante, mas alguns répteis primitivos possuíam penas!). Desta forma, a Classe Reptilia é parafilética e essa divisão pode ser chamada de artificial, uma vez que não considera a relação evolutiva entre os seres.
Questões propostas para fixação do conteúdo estudado
6 ) Marque com (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
a) ( ) A Filogenia considera relações de
ancestralidade comum entre grupos. .
b) ( ) Árvores filogenéticas são diagramas que
representam relações de ancestralidade e descendências. .
c) ( ) A Classe Reptilia é
monofilética.
d) ( ) Nas árvores filogenéticas, as bifurcações
representam o surgimento de uma nova espécie (ou grupo). .
e) ( ) Lineu foi uma figura notória no que se diz
respeito à adoção das filogenias para o estudo das espécies.
7 ) Analise os cladogramas abaixo que ilustram dois
sistemas de classificação: sistema A, no qual os seres vivos são classificados
em dois reinos, e sistema B, no qual os seres vivos são classificados em cinco
reinos.
A análise dos cladogramas A e B permite concluir que,
A) pelo sistema A, as diatomáceas e as amebas são
classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Monera.
B) por ambos os sistemas, os musgos são ancestrais das
clorofíceas e das rodofíceas.
C) por ambos os sistemas, as estrelas-do-mar são
ancestrais das tênias e das aranhas.
D) pelo sistema A, as leveduras, o fermento biológico,
são classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Fungi.
E) por ambos os sistemas, os peixes e as planárias são
ancestrais de águas-vivas e de corais.
8 ) Marque a alternativa incorreta:
A) A cladística é um método filogenético, e não o
contrário.
B) A cladística busca reunir, em um mesmo grupo, grupos
de organismo que possuem história evolutiva em comum.
C) Organismos com história evolutiva em comum apresentam
apomorfias, ou seja: características derivadas, ausentes no ancestral de ambas.
D) Plesiomorfias podem ser consideradas novidades
evolutivas.
E) Plesiomorfias dizem respeito a características
primitivas, encontradas no ancestral e nas espécies atuais.
9 ) A classificação dos seres vivos baseia-se em
princípios evolutivos, sendo que os grupos de organismos que descendem de um
ancestral comum exclusivo são chamados de grupos naturais. As relações entre os
grupos de seres vivos podem ser representadas através de diagramas denominados
cladogramas (clado = ramo). O cladograma abaixo resume os principais passos da
evolução das plantas, considerando-se o conhecimento atual
Com base na análise do cladograma considere as
afirmativas abaixo:
I. O caráter representado pela letra B corresponde à
semente e pela letra C a flores e frutos.
II. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra
C não ocorrem sementes.
III. Todos os grupos acima do caráter representado pela
letra A, apresentam vasos condutores de seiva.
IV. O caráter representado pela letra C aparece
exclusivamente em Angiospermas.
V. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra
B, a reprodução ocorre independente da água.
Estão corretas as alternativas:
A) I, III e IV.
B) I II, III e V.
C) I, II e III.
D) II, III, IV e V.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.
10 ) Apomorfias são, portanto, as novidades evolutivas
que aparecem exclusivamente nos organismos de um grupo, definindo-o como tal.
Amabis & Martho. Biologia dos Organismos. Página 18.
I. Pelos
II. Mamas
III. Presença de crânio
IV. Glândulas mamárias
V. Anexos embrionários
Dos caracteres listados, podemos dizer que:
A) Nenhum representa apomorfia de mamíferos.
B) I, II e III são apomorfias de mamíferos.
C) I, II e IV são apomorfias de mamíferos.
D) I e IV são apomorfias de mamíferos.
E) Todas são apomorfias de mamíferos.
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