Filosofia 3A - Aula 02 - Todos somos filósofos?
Atividade destinada ao período de 31/03 a 05/04 para nota. Elaborar no Caderno.
Objetivo: Perceber a Filosofia ao alcance de todos nós.
Habilidade a ser desenvolvida: Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas.
Recursos: Imagens, vídeo, interpretação de texto de autoria própria e questionário.
Observe as imagens abaixo para sensibilização quanto ao tema de hoje, e leia o texto:
Texto elaborado por RAFAEL ELIAS PEDRO
Caros alunos, na figura acima, temos alguns ditados populares. Percebam que tais ditados da sabedoria popular têm aspecto filosófico, posto que fruto de reflexões populares. São conceitos filosóficos que se tornaram senso comum.
Não é raro vermos pessoas simples, com pouca ou nenhuma escolaridade, que revelam um bom entendimento da realidade em que vivem.
Podemos perceber que a filosofia está próxima de todos nós. Ela está na linguagem e no nosso dia-a-dia. Você pode revisar a Aula 01 do Blog A Filosofia no Cotidiano. Ao fazer essa revisão, perceberá que o segundo olhar, será mais profundo que o primeiro, e que a filosofia está no nosso dia-a-dia.
Como a atividade reflexiva é a essência da filosofia, podemos dizer que todos nós somos filósofos, segundo Antonio Gramsci, que defende a ideia de uma filosofia espontânea.
Dessa forma, podemos ter filósofos no nível do senso comum e filósofos especialistas. Os primeiros, com o filosofar espontâneo; e este últimos, com o filosofar acadêmico, especialista.
É importante desenvolvermos essa filosofia que todos nós temos, pois esse desenvolvimento é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Ao desenvolver a filosofia que todos nós temos, podemos nos aproximar da filosofia exercida pelos especialistas. O filósofo especialista pensa, reflete, raciocina observando mais cuidadosamente as regras da lógica e os procedimentos metodológicos que utiliza; conhece a história do pensamento, isto é, a história da Filosofia; é capaz de analisar os problemas de seu tempo, à luz da contribuição dos filósofos do passado que já se debruçaram sobre eles.
O PRECONCEITO EM RELAÇÃO À FILOSOFIA
É preciso destruir o preconceito em relação à Filosofia de que ela é algo difícil e acessível apenas a uma minoria de inteligência privilegiada.
Para isso, Antonio Gramsci dizia que é preciso demonstrar que todos os seres humanos são "filósofos", com os limites desta filosofia espontânea, a qual todos podem exercer, diante da filosofia que está contida na linguagem, no senso comum e na religião popular.
Para Antonio Gramsci, citado por Francisco Porfírio, senso comum é um conhecimento popular que todos têm e produzem.
É o conhecimento popular sobre um certo assunto.
No caso da filosofia que está contida na religião popular, Antonio Gramsci se referia aos costumes, às opiniões, às crenças, aos modos de ver e agir das pessoas, compondo o filosofar espontâneo, juntamente com o senso comum e a linguagem.
Outro argumento de Gramsci é que a filosofia está presente na linguagem, que não é um amontoado de palavras vazias de conteúdo, e sim um conjunto de noções e conceitos determinados, muitos dos quais derivados da reflexão filosófica, como vimos nas frases populares apresentadas nas imagens acima.
Assim, linguagem também é cultura e Filosofia, ainda que no nível do senso comum.
Portanto, a Filosofia está presente na linguagem que utilizamos, mesmo que não tenhamos consciência. Desse modo, somos todos filósofos, cada um ao seu modo, querendo ou não. Numa das entrevistas da Aula 01 do Blog, o filósofo Clóvis de Barros Filho, Professor da USP, comenta nessa mesma linha.
Em um certo sentido, todos somos filósofos, pois todos somos capazes de refletir, de pensar, de conhecer, ainda que não o façamos da mesma maneira que os filósofos profissionais, como aqueles três entrevistados da Aula 01 do Blog.
Portanto, o preconceito de que a filosofia não está ao alcance de todos, não deve prosperar, conforme o vídeo:
REFERÊNCIAS
* GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 1. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999;
* PORFÍRIO. Francisco. Senso Comum. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/senso-comum.htm>. Acesso em 31 de Março de 2020;
* Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo. Caderno do Professor. Filosofia. Ensino Médio. 3ª Série. Volume 01. Edição 2014-2017. São Paulo: Secretaria da Educação;
* Programa Evidências. TV Novo Tempo.
* PORFÍRIO. Francisco. Senso Comum. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/senso-comum.htm>. Acesso em 31 de Março de 2020;
* Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo. Caderno do Professor. Filosofia. Ensino Médio. 3ª Série. Volume 01. Edição 2014-2017. São Paulo: Secretaria da Educação;
* Programa Evidências. TV Novo Tempo.
ATIVIDADES
1) Cite outras expressões do senso comum que você acredita que contenham conceitos filosóficos.
2) Poucas pessoas podem filosofar. Você concorda com esta afirmação? Explique.
3) Qual a diferença entre a filosofia espontânea e a filosofia acadêmica?
4) Cite alguns dos preconceitos em relação à filosofia.
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