Biologia 1ª Série Aula 2

Conteúdo: Habitat e Nicho Ecológico.

Habilidade: Entender os níveis de organização biológica e sua importância na manutenção do equilíbrio biológico.

Olá Pessoal! Tudo bem?

Relembrando as aulas sobre Ecologia vamos fazer uma breve leitura e aprender novos conceitos, em seguida, copie as questões propostas para fixação do conteúdo estudado em seu caderno respondendo-as. 


Habitat e Nicho Ecológico

Ao estudarmos um ser vivo, sempre nos preocupamos em conhecer seu habitat e seu nicho ecológico. Esses dois conceitos são extremamente importantes para os estudos em Ecologia e não devem ser confundidos.
→ O que é Habitat?
Habitat diz respeito ao local em que uma determinada espécie vive. Cada espécie está adaptada para viver em determinado lugar, sendo esse o ambiente ideal para que ocorra a sua reprodução, alimentação e sobrevivência.
Quando são retiradas do seu local natural e introduzidas em uma nova área, muitas espécies simplesmente não conseguem sobreviver. Outras, no entanto, acabam encontrando condições favoráveis e reproduzem-se de maneira exagerada por falta, muitas vezes, de um predador natural.
Essa introdução em ambientes pode prejudicar a espécie, quando o ambiente não é favorável, ou causar danos às espécies que já viviam na área. Existem muitos casos de espécies que acabam levando outras à extinção por causa da competição.
→ O que é Nicho Ecológico?
Quando falamos em nicho ecológico, referimo-nos ao modo de vida desse ser, suas relações ecológicas, seu modo de reprodução, do que ele se alimenta, quem são seus predadores naturais, entre outras características. Sendo assim, podemos dizer que o nicho é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive.
Algumas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico e, portanto, competem entre si. Essa competição pode levar uma espécie a migrar para outra área ou até mesmo pode levar uma espécie à extinção. Existem ainda algumas espécies que, apesar de possuírem mesmo nicho, conseguem coexistir na mesma área.
O papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis), por exemplo, é uma espécie encontrada na Mata Atlântica sendo, portanto, esse o seu habitat. A respeito do seu nicho ecológico, podemos dizer que essa espécie vive aos pares, é muito ativa no período da manhã e no final do dia e alimenta-se de frutos, folhas e até mesmo flores.
Para facilitar o estudo, muitos autores gostam de fazer uma relação entre os dois termos e a nossa vida cotidiana. O habitat seria o endereço de um ser vivo na natureza, e o nicho ecológico seria o seu trabalho em um determinado ecossistema.

Agora que você já sabe a diferença entre habitat e nicho ecológico, vamos utilizar outro exemplo para fixar o que foi aprendido. Leia o trecho a seguir:
O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie encontrada apenas na Mata Atlântica. Costuma ser avistado em grupos familiares e vive cerca de oito anos. Sua dieta apresenta frutos, alguns invertebrados e pequenos vertebrados. É responsável pela dispersão de uma grande quantidade de sementes e é, portanto, muito importante nesse bioma.
No caso acima, podemos concluir que o habitat do mico-leão-dourado é a Mata Atlântica. Quando falamos de seu modo de vida, do que se alimenta e da sua reprodução, estamos falando de seu nicho ecológico.

Atividades propostas para fixação do conteúdo estudado.

1 ) A baleia jubarte é uma espécie encontrada em todos os oceanos, portanto é considerada uma espécie cosmopolita. Sua alimentação é baseada basicamente na ingestão do kril, pequeninos crustáceos comuns em mares polares.
Sobre o krill e a baleia jubarte, marque a alternativa correta.
a ) O krill e a baleia jubarte possuem o mesmo nicho ecológico.
b ) O krill e a baleia jubarte podem possuir o mesmo habitat, mas nichos ecológicos diferentes.
c ) O krill é um predador natural da baleia jubarte.
d ) O krill e a baleia jubarte possuem uma relação de cooperação.
e ) O krill e a baleia jubarte nunca compartilham o mesmo habitat.

2 ) (ENEM) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) habitat.
b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.

3 ) O golfinho-rotador é uma espécie que habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo, portanto, considerado uma espécie cosmopolita.
A frase acima diz respeito:
a ) ao nicho ecológico do golfinho-rotador.
b ) às relações entre o golfinho-rotador e os seres encontrados na água oceânica. 
c ) ao habitat do golfinho-rotador
d ) às relações intraespecíficas do golfinho-rotador.
e ) à sociedade dos golfinhos-rotadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil 6B - Aula 01 - Como ser Protagonista

Protagonismo Juvenil 6B, 7A e 7B - Aula 02 - E se você fosse Governante???

Protagonismo Juvenil 7A e 7B - Aula 01 - A Vaca não dá Leite