Postagens

Protagonismo Juvenil 6B, 7A e 7B - Aula 03 - Chamar a Responsabilidade

Atividade destinada ao período de 11/05 a 17/05 para nota. Elaborar no Caderno. Objetivos : Refletir sobre a atitude de SER PROTAGONISTA. Habilidade a ser desenvolvida : Aprender a autoavaliar-se identificando aprendizagens adquiridas. Recursos : Texto, vídeo e questionário. Caro alunos, hoje vamos refletir sobre a atitude de SER PROTAGONISTA . Vamos entender a  importância de ter iniciativa, de fazer as coisas acontecerem e de sair da zona de conforto. Como faço para ser Protagonista? Bom, a primeira coisa é chamar a responsabilidade dos estudos para si, ou seja, buscar o conhecimento, se preocupar em prestar atenção nas explicações, elaborar as atividades propostas, tirar dúvidas, perguntar, dialogar, ter uma boa participação nas aulas, estar aberto ao diálogo, não procurar desculpa para não estudar, etc. Ou seja: ==> Se você planta alface, você vai colher alface. ==> Se você cativa o conhecimento, vai ter um bom estudo. ==> Se você cultiva o ...

Sociologia 1A, 2A e 3A - Aula 04 - O Corona pelo Mundo!

Atividade destinada ao período de 11/05 a 17/05 para nota. Elaborar no Caderno. Objetivo : Entender sociologicamente a realidade dos fatos atuais que estamos vivenciando. Habilidades a serem desenvolvidas : Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade. Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração. Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos do cidadão. Recursos : Vídeo e questionário. Caros alunos, a Sociologia, dentre outras coisas, procura entender fatos atuais da sociedade. Observe o vídeo e reflita sobre as seguintes questões atuais que estamos vivenciando. REFERÊNCIA * Documentário. A Verdadeira História do Corona Vírus. Arthur Lorenzo. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=pOHgLWN8x5A&t=211s>. Acesso em 14 de Maio de 2020. ATIVIDADES Agora responda as seguintes questões: 1) O fenômeno social do Corona Vírus é um problema gigantesco, cuja possível solução de prevenção pode ser melhor encontra...

Filosofia 1A, 2A e 3A - Aula 04 - Fomos Coroados pelo Corona???

Atividade destinada ao período de 11/05 a 17/05 para nota. Elaborar no Caderno. Objetivos : Reconhecer o valor do mínimo, do básico, do fundamental, para uma melhor percepção dos "Trens" que passam por nossa vida, conforme reflexões abaixo. Habilidades a serem desenvolvidas : Identificar informações em textos filosóficos. Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual. Identificar características da filosofia como reflexão. Recursos : Texto e questionário. Leia  atentamente o texto abaixo: CORONA VÍRUS, SOCIEDADE E VALORES Reflexões feitas por RAFAEL ELIAS PEDRO Analisando aspectos da vida em sociedade, e fazendo uma comparação entre a vida antes do Corona Vírus, e o estado atual das relações sociais, matrimoniais e familiares; podemos refletir e perceber que, com a chegada do COVID-19, muita coisa mudou. A começar pela melhor percepção das coisas mínimas, que antes passavam despercebid...

Biologia 1ª Série Aula 4

Imagem
Eixo temático: Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria. Conteúdo: Ciclos biogeoquímicos (Esse conteúdo foi trabalhado na aula do dia 12/05 transmitida no aplicativo CMSP e TV Educação). Habilidades:  Reconhecer a continuidade do fluxo de matéria e energia na natureza. Reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos. Olá Pessoal! Tudo bem? Assista ao vídeo em seguida leia o texto, Depois copie as questões propostas para fixação do conteúdo estudado em seu caderno, respondendo-as.   https://www.youtube.com/watch?v=q2nWZskxkvU Ciclos biogeoquímicos Os ciclos biogeoquímicos são processos que garantem que os elementos circulem pelo meio abiótico e pelo meio biótico, promovendo seu reaproveitamento. Os  ciclos biogeoquímicos  são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de  elementos químicos  no meio. São esses ciclos que  possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com o...

Ciências 9º Ano Aula 4

Imagem
Eixo temático: Matéria e energia Conteúdo: Fenômenos físicos e fenômenos químicos. (Esse conteúdo foi trabalhado na aula do dia 12/05 transmitida no aplicativo CMSP e TV Educação). Habilidade:  Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica, descrever fenômenos químicos e diferencia-los dos fenômenos físicos. Olá Pessoal! Tudo bem? Assista aos vídeos em seguida leia o texto, Depois copie as questões propostas para fixação do conteúdo estudado em seu caderno, respondendo-as.    https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI Transformações físicas e químicas As transformações que ocorrem nos materiais são classificadas em químicas e físicas. As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando intimamente a natureza da substância. Já as transformações quím...