Filosofia 2A - Aula 02 - Gosto de levar vantagem em tudo -> Lei de Gerson

Caros alunos, esta atividade visa refletir sobre os Valores Humanos na prática do dia-a-dia.

Atividade destinada ao período de 31/03 a 05/04 para nota. Elaborar no Caderno.

Os conceitos da Aula 01 do Blog serão importantes para darmos continuidade nas reflexões sobre o tema, agora voltadas para o lado da prática do cotidiano.

Para isso, trouxe um Documentário muito interessante da TV Cultura!

O objetivo é sentir que os valores humanos nem sempre são os mesmos para todos.

No Brasil, por exemplo, é imoral ter mais de uma esposa. Já em outros países, esse tipo de situação é perfeitamente normal!

Habilidade a ser desenvolvida: Questionar a realidade social.

Recursos: Vídeo-documentário, interpretação de texto de autoria própria e questionário.
Reflexões elaboradas por RAFAEL ELIAS PEDRO
Ao verificar o Documentário, você observará situações do dia-a-dia com reprovação moral, bem como o tal jeitinho brasileiro.

Denúncias de corrupção, por exemplo, nos fazem questionar o lado ético da realidade do nosso país!

Algumas atitudes antiéticas podem ser também antijurídicas. Em dado momento do Documentário, um entrevistado diz que, no país de onde ele veio, aquele que rouba tem as suas mãos amputadas...

A ÉTICA NO COTIDIANO

Quando eu estava no Ensino Médio, na minha cidade natal, estudando no Anglo, onde eu tinha aulas com o Professor Pasquale Cipro Neto, que foi um dos melhores Professores que tive, e que dava aulas na TV Cultura também; ele comentou, numa aula, que havia um ex-jogador de futebol da seleção brasileira, chamado Gerson, que jogava com o Pelé, e que gravou uma propaganda na época, em que ele diz: gosto de levar vantagem em tudo, certo?

Esta frase ficou colada à imagem do ex-jogador Gerson, mesmo ele não pensando ou agindo exatamente assim, mas ficou conhecida como a "Lei de Gerson".

Vamos fazer uma reflexão crítica sobre a Lei de Gerson, baseada no Documentário da TV Cultura e nas questões propostas. Você pode abordar outras questões do Documentário no espaço abaixo destinado a comentários e dúvidas.

Para entender valores e regras moralmente aceitas, é importante observar, dentre outras coisas, as formas como os membros da sociedade interagem e se relacionam.

Antigamente, as pessoas tratavam com outras pelo fio de bigode, ou seja, davam a sua palavra e a sua honra em um trato e, como símbolo de sua honestidade, tiravam um fio de seu bigode e davam para a pessoa, querendo dizer que sua palavra será honrada!

Hoje em dia, isso não existe! Pessoas não confiam em pessoas, como podemos ver no Documentário abaixo:


REFERÊNCIAS
* SP Faz Escola. Caderno do Professor. Ciências Humanas. 2ª Série. Ensino Médio. 1º Bimestre. Versão Preliminar;
* Ética. Alguém viu por aí? Documentário. TV Cultura. Disponível na íntegra em <https://www.youtube.com/watch?v=pD6zRpyB6Q0>. Acesso em 30 de Março de 2020.

ATIVIDADES

1) Em dado momento do Documentário, o repórter entrevista alunos que dizem colar na prova de vez em quando, dentre outras situações em que um tenta levar vantagem sobre o outro. Diante disso, você acha que a Lei de Gerson é bacana de ser aplicada aos outros? E se fosse com você? Já aconteceu com você de alguma forma? Compartilhe conosco. Dê a sua opinião.

2) Em relação aos problemas éticos, quais foram as considerações dos filósofos entrevistados Adauto Novaes e José Arthur Gianotti?

3) O que o historiador Paulo Sérgio Pinheiro disse sobre o problema da corrupção no Brasil?

4) Descreva 3 partes do Documentário que representam atitudes antiéticas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil 6B - Aula 01 - Como ser Protagonista

Protagonismo Juvenil 6B, 7A e 7B - Aula 02 - E se você fosse Governante???

Protagonismo Juvenil 7A e 7B - Aula 01 - A Vaca não dá Leite