Biologia 1ª Serie Aula 1
Conteúdo: Componentes de um ecossistema
Habilidade: Entender o que é um ecossistema, o fluxo de energia nesse ecossistema e descrever os níveis de organização biológica e
sua importância na manutenção do equilíbrio biológico
Olá Pessoal! Tudo bem?
Relembrando as aulas sobre ecossistemas vamos fazer uma breve leitura e, em seguida, copiem as questões propostas para fixação do conteúdo estudado em seu caderno respondendo-as.
Se for preciso, consulte seu caderno.
Componentes de um ecossistema
Um complexo de seres viventes (e vírus) e ambientes físicos onde estes habitam é denominado ecossistema. Assim, há vários ecossistemas existentes e relacionados entre si. Por exemplo: um pequeno lago de uma floresta é considerado um ecossistema, onde habitam pequenos organismos e outros maiores – e a própria floresta é, também, um ecossistema.Um pesquisador, conhecido por Tansley, postulou ecossistema como sendo os organismos e todos os fatores abióticos de um local. Outro pesquisador, chamado Raymond acrescentou a este conceito a ideia de que o ecossistema é, em si, um sistema transformador de energia.
Há nos ecossistemas fluxos de energia, que entram no ciclo via fotossíntese – energia luminosa – que provém energia aos animais e micro-organismos não fotossintéticos, sendo esta dissipada na forma de calor.
Mapa Mental por Vanessa Sardinha
Assim, os produtores exercem uma função única e imprescindível para manutenção e sobrevivência dos sistemas vivos – sendo que a produção de energia por estes organismos é limitada e variada de acordo com a disponibilidade de água, uma vez que a perdem proporcionalmente à quantidade de CO2 que assimilam. Sabe-se, também, que a disponibilidade de nutrientes também contribui para uma maior ou menor eficiência fotossintética.
Ecossistemas aquáticos, como recifes de coral e estuários, são mais produtivos em termos de energia, devido principalmente à disponibilidade de água, luz solar e temperatura.
Diferentemente da energia, os nutrientes permanecem nos ecossistemas, sendo reciclados por componentes físicos e bióticos – principalmente por reações de óxido-redução, integradas em ciclos de nutrientes. O material não assimilado pelos consumidores - assim como os próprios e os restos vegetais - são alimentos para animais detritívoros e para os decompositores. Assim, a regeneração dos nutrientes ocorre no solo, principalmente pela ação dos detritívoros, fungos e bactérias e pela decomposição de rochas, liberando novas moléculas nutricionais ao ecossistema.
Questões propostas para fixação do conteúdo estudado
1 ) O que é um ecossistema?
2 ) Quais os componentes de um ecossistema?
3 ) Como a energia entra em um ecossistema e sob que forma ela se dissipa desse ecossistema?
4 ) Qual a importância dos seres decompositores para um ecossistema?
Comentários
Postar um comentário